Prefeitura de União da Vitória oferece programa gratuito para quem quer parar de fumar

Por Editor 14/07/2021 - 13:39 hs

O tabagismo é um dos maiores causadores de problemas de saúde e mortes evitáveis em todo o mundo, e muitas vezes a pessoa até quer parar de fumar, mas não encontra o apoio para tomar essa atitude.

Para ajudar quem quer parar de fumar, a Prefeitura de União da Vitória, através da Secretaria de Saúde, oferece um programa gratuito onde é feita a abordagem cognitiva comportamental, desenvolvida por equipes multiprofissionais de saúde capacitadas e habilitadas, nos critérios do INCA/MS.

O atendimento à pessoa tabagista é feito por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogas, nutricionistas e médicos que indicam o tratamento medicamentoso  para o paciente.

O programa já vem sendo desenvolvido há algum tempo no município e durante a pandemia do Covid-19 a estratégia foi reformulada para que a população continue tendo acesso ao programa, porém sem os encontros que fazem parte do cronograma original.

"Neste momento da pandemia o paciente que tem interesse em parar de fumar pode procurar atendimento médico na sua Unidade de Saúde, e o médico indica a medicação e encaminha para o atendimento da psicóloga e da nutricionista, caso necessário e o médico julgue pertinente ", explicou a coordenadora do programa Vanessa Bostelmann.

 A coordenadora ressalta que "por estarmos exatamente neste momento de pandemia, ficou mais simples para que as pessoas possam se tratar pelo SUS quanto ao tabagismo". Quem tiver interesse em começar o programa pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência que será orientado.