Prefeitura de União da Vitória assina contrato para mil castrações pelo Castramóvel

Por Editor 14/07/2021 - 14:00 hs

Aconteceu nesta quarta-feira, 14, a entrega e assinatura do contrato de funcionamento do Castramóvel em União da Vitória, celebrado entre a Secretaria de Meio Ambiente do município e o Centro de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (ISPAE) do Centro Universitário do Vale do Iguaçu -  Uniguaçu, o contrato prevê a castração de 1.000 (mil) animais em situação de rua, abandonados ou de estimação de pessoas em vulnerabilidade social.

Durante a cerimônia de assinatura o prefeito Bachir Abbas, afirmou da importância desse dia que ficará na história do município. "Hoje é um dia histórico porque começamos um trabalho que vai dar resultado, não é um trabalho que a gente vai fazer um gasto e vai ver o resultado", afirmou o prefeito.

O secretário do Meio Ambiente, Antonio Nhoatto, relembrou o histórico do Castramóvel, desde que o veículo chegou ao município, até o momento presente, em que ele efetivamente vai começar a oferecer o atendimento a população do município e a importância desse serviço para toda a comunidade.

Nhoatto lembrou que o serviço de castração já vinha sendo solicitado há muito tempo , "é um pedido antigo dos protetores, e que há tempos vinham pressionando e solicitando e que agora a gente conseguiu destravar, mas é importante falar que esse é só o primeiro passo, existem outras medidas já sendo tomadas e sendo encaminhadas pra que não fique só nisso e que

a gente possa aumentar ainda mais o trabalho de castrações e fortalecer o setor de defesa animal do município", afirmou.

A protetora e voluntária da causa animal, do grupo Protetores sem Fronteiras, Marlene Goulart Jakubiw, que representou na solenidade os protetores animais, agradeceu emocionada a todas as pessoas que tornaram a vinda do Castramóvel possível, ela também agradeceu ao trabalho feito pela equipe da Defesa Animal e também aos protetores voluntários que lutam pela causa animal "quero agradecer imensamente ao trabalho de todos os voluntários da causa animal, são os verdadeiros guerreiros de Assis, que estão sempre na retaguarda, tirando dinheiro do bolso, fazendo promoções, levando cachorro para casa sem poder, acho que essa parceria vai aliviar para todo mundo", afirmou a voluntária.

 

 

Funcionamento

O serviço de castração será realizada por profissionais do curso de Medicina Veterinária da Uniguaçu, com uma equipe formada por médico veterinário, auxiliar e acompanhado por alunos e a instituição tem um prazo de 30 dias para iniciar os procedimentos após a assinatura do contrato.

O coordenador do curso, professor João Estevão Sebben, explicou que inicialmente o Castramóvel ficará no Aeroporto Municipal, e será feita a castração dos animais do distrito de São Cristóvão, e posteriormente o veículo atenderá outras regiões do município.

Para fazer a castração o responsável pelo animal deve fazer o cadastro pelo (42) 3522-3266, e os procedimentos serão feitos com agendamento prévio, de acordo com cada região. O animal passará por avaliação prévia e, se apto ao procedimento, será realizada a cirurgia e toda a orientação ao dono do animal com relação aos cuidados pré e pós cirúrgicos.